Teorias
Alunos:
Crítica a Teoria Clássica da Administração
–Foi
a primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Fayol. – Para ele toda empresa desempenha seis funções que são; –Funcões Técnicas, Funções Comerciais, Funções Financeiras, Funções Contábeis, Funções de Segurança e Funções Administrativa a mais importante, para Fayol.
Funcões Administrativas, um grande acerto.
● ●
●
Fayol acerto quando dividiu as funções administrativas em elementos que são: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Os anos se passaram e essas atividades continuam sendo essenciais para qualquer administrador.
Todos erram
●
●
Todas as Teorias tiveram seus erros, pois enquanto enfatizavam alguma coisa, se esqueciam se outra. Teoria Clássica teve o mesmo problema, apesar de ter ajudado muito com sua abordagem, mas deixou pontos importantes de lado.
Erros sobre a Função Administrativa
● ●
●
Um dos primeiros erros é achar que a função administrativa é da alta cúpula. A função administrativa não se é necessária no topo da empresa, como achava Fayol. Nem é privilégio dos diretores, mas sim é distribuída proporcionalmente entre todos níveis hierárquicos.
Princípios da Teoria Clássica
●
●
Para os autores da Teoria Clássica, ela tinha que ser dividida em princípios (como toda ciência). Os princípios são: Pricípio da divisão do trabalho, Princípio da autoridade e responsabilidade, Princípio da unidade de comando, Princípio da hierarquia, Princípio da departamentalização e o Princípio da coordenação.
Ênfase na Estrutura e Tarefas
●
●
Mas o Grande erro da Teoria Clássica foi enfatizar a estrutura e tarefas, e esquecer do principal enfoque das organizações as pessoas, pois é delas que dependiam os resultados eficaz. Naquela época, os trabalhadores se revoltaram, pois suas condições de trabalho ainda eram precárias, isso só melhorou quando surgiu a Abordagem Humanística, com