teorias
ADRIANO SÉRGIO DA CUNHA* & FERNANDO ROSSONI CAVALCANTI**
Resumo
Este artigo objetiva comparar características dos processos de recrutamento e seleção de pessoal na iniciativa privada e pública. Trata-se de um estudo descritivo, de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa. A pesquisa informa que na iniciativa privada são utilizados métodos no processo de seleção com o objetivo de identificar o candidato mais adequado para a execução das tarefas. Já no serviço público, atendendo ao que rege a legislação, foca-se a realização de concursos.
Palavras-chave: Gestão; gestão de pessoas; contratação.
Abstract
This article aims to compare features of the recruitment and selection of personnel in private and public. It is a descriptive study, and on a literature review and qualitative approach. The survey reports that in private methods are used in the selection process in order to identify the most suitable candidate to perform the tasks. In the public service, given the governing legislation, focuses on the tenders.
Key words: Management; people management; contracting.
*
ADRIANO SÉRGIO DA CUNHA é Bacharel em Ciências Contábeis (UFSC), Bacharel em administração (UNISUL), Especialista em planejamento tributário (FEPESE/UFSC), especialista em engenharia de produção (FEPESE/UFSC); Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL.
**
FERNANDO ROSSONI CAVALCANTI é Bacharel em Administração (UNIDERP),
Especialista em Gestão Organizacional (UFGD); Mestrando do Programa de Pós-Graduação em
Administração da UNISUL.
76
Introdução
Dentro do processo de gestão os processos de recrutamento e seleção de pessoal assumem características essenciais ao bom andamento e ao aprimoramento das atividades exercidas por organizações públicas e privadas. Neste contexto, o presente trabalho objetiva comparar características dos