Teorias
A inovação não tem grande participação de seus novos planos, pois, parecia-lhe insuficiente para a redução dos custos e aumento do faturamento. Assim, ele preferiu investir o dinheiro da pesquisa e desenvolvimento em outros segmentos a fim de estabelecer padrões de desenvolvimento uniforme a toda a empresa, tirando assim, a liberdade dos chefes.
2- Em sua opinião, qual modelo de organização o novo presidente encontrou ao chegar a MK? Qual o modelo de organização o novo presidente estava pretendendo implantar? Até que ponto esse modelo era adequado para o tipo de ambiente em que a MK atua?
Chegando à MK, ele encontrou uma organização do tipo orgânico, onde os gastos eram descontrolados, tanto na área de recursos humanos quanto na área de pesquisas e compra de insumos. Suas intenções eram de implantar um sistema mais mecanicista, negociando compras globais, baixando assim o custo dos materiais de consumo, cortando gasto excessivo com pessoal, com a demissão de mais de cinco mil pessoas. Também impôs limites nos gastos com pesquisas, e passou a gerir processos de forma mais econômica. Esse novo modelo ameaçou sufocar a criatividade da empresa. Foi preciso coragem, para enfrentar os obstáculos impostos pelas condições que o antigo modelo deixou.
3- Gastar o dinheiro dedicado à inovação “nem sempre com sabedoria” pode ser o resultado de algum tipo de disfunção organizacional? Identifique a disfunção, se for o caso, ou indique outra possibilidade.
Sim, pode ser o resultado de algumas disfunções organizacionais, como o mecanicismo, onde os funcionários ocupam cargos diferentes de suas aptidões e interesses, e não têm seus talentos realmente aproveitados, outra disfunção organizacional que podemos citar é o desestímulo a inovação, onde os diretores e gerentes não tem interesse em que os funcionários revelem seus talentos para a administração superior, por que dessa forma