Teorias
O estabelecimento de objetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A fixação dos ojetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para saber exatamente como chegar até lá.
B) Desdobramento de objetivos
Em decorrencia da hierarquia de objetivos surgem os desdobramentos dos objetivos. A partir dos ojetivos organizacionais, a empresa pode fixar duas politicas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos, e normas. Enquanto os objetivos organizacionais são amplos e genéricos, à medida que se desce em seus desdobramentos, a focalização torna-se cada vez mais restrita e detalhada.
1. Políticas.
São afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e que funcionam como guias orientadores da ação administrativa. Proporcionam marcos ou limitações para demarcar áreas dentro das quais a ação administrativa deverá se desenvolver.
2. Diretrizes.
São principios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos pela oraganização. Como os objetivos são o fins, as diretrizes servem para balizar os meios adequados para atingí-los e canalizar as decições.
3. Metas.
São alvos a atingir a curto prazo. As metas mais comuns sçao: produção mensal, faturamento mensal, cobrança diaria etc.
4. Programas.
São as atividades sequenciais necessárias para atingir uma meta. Os programas são planos específicos. São muito variáveis e podem incluir um conjunto integrado de planos menores.
5. Procedimentos.
Os procedimentos são planos que prescrevem a sequencia cronólogica de tarefas específicas, requeridas para realizar determinados trabalhos ou tarefas.
6. Métodos.
São planos prescritos para o desempenho de uma tarefa especifica. O método detalha como o trabalho deve ser realizado. Sua amplitude é mais restrita que o precediemnto.
7. Normas.
São regras ou regulamentos que cercam e que asseguram os procedimentos. São comandos diretos e objetivos de cursos de ação a