teorias
Perspectivas teóricas
Princípios básicos
Teorias
Teóricos-estudiosos e suas concepções teóricas
Estágios de desenvolvimento
A perspectiva contextual pressupõe que o desenvolvimento humano só pode ser estudado e compreendido em seu contexto social, porque considera que o indivíduo é uma parte inseparável do ambiente com quem interage. O indivíduo em desenvolvimento atua e muda o ambiente e este em constante transformação atua mudando o indivíduo. . A perspectiva contextual , sugere que o desenvolvimento das crianças de uma cultura ou de um grupo dentro de uma cultura pode não ser um norma apropriada para crianças de outras sociedades ou grupos culturais
O processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação (a ligação entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construída, através de instrumentos ou sinais). Quando os signos culturais vão sendo internalizados pelo sujeito é quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada. A perspectiva de Piaget é frequentemente comparada com a de Lev Vygotsky , que olhou mais para a interação social como fonte primária da cognição e do comportamento.
Muitas são as teorias para explicar como se dá a aquisição do conhecimento, mas poucas são as que se voltam para a interação sujeito/ objeto como elemento fundamental no processo da construção de conhecimento e evolução do conhecimento do próprio homem. Tomando como base referencial as teorias de Piaget e Vygotsky explicam bem este desenvolvimento. A teoria psicogenética de Piaget esteve mais voltada para a questão do desenvolvimento, em sua teoria, ele afirma que o desenvolvimento se dá de dentro para fora, ou seja, o individuo já apresenta uma pré-disposição em só receber estímulos exteriores, como o conhecimento, se ele estiver maduro, preparado para recebê-lo.
Em sua teoria, Vygotsky apresenta a noção de que o bom aprendizado é aquele que se adianta da criança, isto é,