Teorias
A teoria de Ausubel tem como foco principal a Aprendizagem significativa que consiste na associação de idéias inter-relacionadas e apresenta três características fundamentais: os organizadores prévios (relacionar uma nova informação com a estrutura cognitiva existente), diferenciação progressiva (estabelecidas novas relações entre os conceitos) e reconciliação integradora (o estudante reconhece novas relações entre conceitos até então vistos de forma isolada). Destaca a diferença entre aprendizagem significativa e mecânica.
Quando novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos relevantes existente na estrutura cognitiva são recebidas pelo indivíduo acontece uma aprendizagem mecânica. Assim, esta informação será armazenada de maneira arbitraria e sem interação com aquelas já armazenadas.
O aprendizado de um conceito novo pode ocorrer de uma forma menos desgastante quando se percebe que este se relaciona com um conhecimento anterior já dominado. O que é chamado de conhecimento ou conceito subsunçor. (aprendizagm significativa).
Subsunçor é uma estrutura específica ao qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz.
Para que ocorra uma Aprendizagem Significativa segundo Ausubel, é necessário que:
- O material a ser assimilado seja potencialmente significativo, ou seja, não arbitrário em si. Mesmo materiais arbitrários então, podem ser tornados significativos através dos Organizadores Prévios.
- Ocorra um conteúdo mínimo na Estrutura Cognitiva do indivíduo, com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades relacionais.
- O aprendiz apresente uma disposição para o relacionamento e não para simplesmente memorizá-lo mecanicamente muitas vezes até simulando uma associação. Muito comum em estudantes acostumados a métodos de ensino, exercícios e avaliação repetitivos e rigidamente padronizados.