Teorias Éticas
ETICA DE RESPONSABILIDADE – A ética de responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a decisão do envolvido a partir de sua posição ou entendimento da situação. A máxima da étia de responsabilidade, apregoa que somos responsáveis por aquilo que fazemos. Os agentes avaliam os efeitos previsíveis que uma ação produz; contam obter resultados positivos para a oletividade; e ampliam o leque das escolhas ao preonizar que “dos males, o menor”.
Situação em que se permite o uso da ética de responsabilidade ou a sua contradição: a ética de convicção.
Tomemos como exemplo, o caso de um governante que tenha a convicção pessoal de que é necessária a redução de impostos. Esse governante pode ter realizado uma campanha eleitoral focalizando esse tema e essa necessidade: redução da carga tributária, conforme suas crenças particulares. Porém, uma vez governo, depara-se com a escassez de recursos financeiros para atender à serviços básicos como a segurança social, educação, saúde, etc.
Perante esse dilema, o governante precisa de tomar uma decisão: ou seguir uma norma particular (ética de convicção), e reduz os impostos sabendo que vai faltar dinheiro para o Estado cumprir com as suas responsabilidades; ou toma uma outra medida, como governante (ética de responsabilidade), mantendo ou elevando os impostos para daí viabilizar recursos necessários para o normal funcionamento do Estado.