Teorias sobre a origem do universo
1-Origem do universo: Fé Bahá'í
Sobre a mesma questão, Bahá'u'lláh ensina que, em se tratando de tempo, o universo não teve começo. Com o surgimento de teorias em relação a expansão do universo, esta afirmação encontrada nos escritos bahá'ís pareceu por um longo tempo obscurecida no que se diz respeito principalmente ao Big Bang que atualmente está sendo complementada com a teoria das cordase a teoria-M, onde os cálculos não incluem ainda um tempo para a origem do universo, mas trata da ligação entre várias forças, como a gravidade e o magnetismo.
2-Origem do universo: iorubá
Na mitologia iorubá o deus supremo é Olorun, chamado também de Olodumare. Não aceita oferendas, pois tudo o que existe e pode ser ofertado já lhe pertence, na qualidade de criador de tudo o que existe, em todos os nove espaços do Orun.
Há algumas variantes do mito da criação iorubá, mas de uma forma geral, há três principais raízes mitologicas, que ainda diferenciam-se em detalhes, mas que mantém uma linha central.1 2
Em algumas, Obàtálá é o criador, não só do mundo, como também da humanidade, criando simultaneamente, no òrun (mundo espiritual) e no ayé (mundo material).
Em outras, Òduduwà cria o mundo após Obàtálá falhar na sua missão por haver embriagado com o emu (vinho de palma), restando a ele o poder da criação da humanidade, no òrun e no ayé.
Em outra variante, esta mais recente, é Òrúnmìlà (a divindade do oráculo Ifá), o criador da Terra, enquanto Obàtálá é o responsável pela criação da humanidade, em ambos os níveis.
3- Origem do universo: Criacionismo Cristão
O criacionismo cristão é crença religiosa de que Deus criou o universo e os seres vivos deforma sobrenatural conforme o relato da Bíblia, sobretudo dos primeiros capítulos do livro do Gênesis.1 2 No entanto, o termo é mais comumente usado para se referir à rejeição, por motivos religiosos, de certos processos biológicos, particularmente a evolução.3 4 Criacionistas, em geral, rejeitam a idade do universo e