teorias reveladas na prática.
As teorias da educação mesmo que um tanto distantes da realidade, vez ou outra, se revelam nas práticas educativas dos professores(as) tornando-se assim, segundo críticas, um caminho meio que desencontrado quanto à prática. Na fala dos profissionais da educação este desencontro acontece pela ausência de fundamentos teóricos que justifiquem uma determinada prática alargando, assim, o caminho e deixando uma distância considerável entre a teoria e a prática educativa.
A limitação entre o conhecimento (teoria), que retrata uma educação perfeita, num mundo perfeito, numa escola com educadores e educandos perfeitos onde nada foge ao controle e tudo se resolve sem deixar sequelas e, a ação educativa que se perde dentro da teoria na tentativa de buscar as respostas para as questões diárias, dificulta o trabalho docente.
A prática precisa ser uma ação consciente agregada com poder transformador das realidades existentes (coletivas e/ou individuais) edependendo destas realidades vividasas teorias de nada servem se não forem utilizadas,para cada realidade/inquietação, as armas corretas e de forma correta. Nem sempre as armas apontadas pela teoria se encaixam e, na maioria das vezes, utilizar-se as armas que se apresentam no momento fugindo totalmente de todo o conhecimento adquirido até então, mas necessárias para que sejam realizadas as atividades a bom termo. De acordo com os estudos de casos apresentados no fórum, podemos afirmar que asteorias são reveladas nas práticas educativas dos professores? Qual é a relação que existe entre as práticas educativas e as teorias de educação?
As teorias da educação mesmo que um tanto distantes da realidade, vez ou outra, se revelam nas práticas educativas dos professores(as) tornando-se assim,