TEORIAS MODERNAS SOBRE ACULTURA
Para W. Goodenough, cultura é um sistema de conhecimento: “consiste em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade”.• Para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, e este programa é o que chamamos cultura. A criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente. Esta amplitude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real e específico onde de fato ela crescer.
• David Schneider tem uma abordagem distinta, embora em muitos pontos semelhante à de Geertz.• “Cultura é um sistema de símbolos e significados. Compreende categorias ou unidades e regras sobre relações de modos de comportamento. O status epistemológico das unidades ou „coisas‟ culturais não depende da sua observabilidade: mesmo fantasmas e pessoas mortas podem ser categorias culturais”.
A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DEMUNDO DO HOMEM• O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.• As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas diferentes, mas também pela maneira como agem à mesa. Como utilizamos garfos, surpreendemo-nos com o uso dos palitos pelos japoneses e das mãos pelos indianos.