teorias do jornalismo
1- Sobre a teoria do Espelho responda:
1.1-Qual a principal concepção da Teoria do espelho? De que forma tal visão ainda é produzida pelos profissionais da área, nas redações e nas faculdades de jornalismo?
A principal concepção do jornalismo é o porquê as notícias são como são. A Teoria do Espelho diz que as notícias são um retrato fiel da realidade. O jornalista deve ser mediador da realidade da maneira como ela se apresenta sem nenhuma intervenção, acredita e defende a ideia de objetividade no jornalismo. A teoria do espelho surge na metade do sec. XIX em meio aos movimentos positivistas, e pretendia separar opiniões de fatos, criando métodos mais racionais, contrapondo assim ao jornalismo literário da época onde o jornalista era porta-voz de uma ideologia.
No início do séc. XX o jornalismo deixou de ser um serviço, para tornar-se um negócio altamente lucrativo. A conduta passou a ser sensacionalista e os princípios éticos elementares foram esquecidos. Na Teoria do Espelho o jornalista é um observador desinteressado, que relata com honestidade e equilíbrio tudo o que vê cauteloso para não emitir opiniões pessoais. Para o senso comum, até os dias atuais a teoria do espelho é a diretriz dos manuais de redações e das regras de conduta dos jornais. Parte-se do princípio de seguir as regras do bom jornalismo:
- escrever a matéria de forma impessoal;
- ouvir os dois da questão
Sendo assim garantia de ter um retrato fiel da realidade.
1.2- Por que a teoria Funcionalista da comunicação, baseada no pensamento de Durkheim, tem aproximação com a Teoria do Espelho?
A teoria do espelho de Nelson Traquina expressa um espécie de manual da boa prática do jornalismo. Como a busca da verdade e o simples relato dos fatos. Aproximando-se assim da visão funcionalista do jornalismo, que busca uma reprodução fiel da realidade. O jornalista seria um desinteressado, marcado por uma postura objetiva frente à realidade, com