Teorias De Taylor
A administração vem sendo alvo da preocupação e estudos desde a antiguidade ao século XX. Notamos que sua existência se deve em parte à influência de alguns acontecimentos como a Revolução Industrial, instituições como a Igreja Católica, pensadores: filósofos, economistas liberais, pioneiros e empreendedores, e ainda de organizações, como a militar.
Como explicar essas influências?
Revolução Industrial:
- A organização e a empresa moderna, nasceram com a Revolução Industrial graças a vários fatores, como:
A ruptura das estruturas corporativas da Idade Média;
O avanço tecnológico e a aplicação de progressos científicos à produção, descobertas de novas formas de energia e enorme ampliação de mercados;
A substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção.
Igreja Católica:
As normas administrativas e os princípios de organização pública foram se transferindo das instituições do Estado para as instituições da Igreja Católica. Ao longo dos séculos, a Igreja estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, um estado maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar integração. Sendo assim, a estrutura das organizações eclesiásticas serviu de modelo para as demais organizações, que ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar os princípios e normas utilizadas pela Igreja Católica.
Filósofos:
A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da antiguidade. Sócrates expôs seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Aristóteles deu o impulso inicial a Filosofia abrindo as perspectivas do atual conhecimento humano. René Descartes criou as coordenadas cartesianas tendeciando à análise e à divisão do trabalho.
Economistas liberais:
As idéias