teorias de sistemas
UNIDADE 7
Teoria de
Sistemas
Caro Participante,
Nesta unidade abordaremos a Teoria de Sistemas.
Você deverá entender o efeito sistêmico, e as áreas funcionais que existem na organização.
Vamos começar?
Bons estudos!
Origens da Teoria de Sistemas e as características dos sistemas
Você sabe como originou a
Teoria dos Sistemas? Então vamos juntos conhecer?
. A essência do pensamento ou enfoque sistêmico é a ideia de elementos que interagem e formam conjuntos para realizar objetivos Pensamento sistêmico
A Teoria Geral dos Sistemas
(TGS) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von
Bertalanffy (1901 – 1972) no final dos anos 30.
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade.
Ludwig von Bertalanffy
(1901 – 1972)
A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais.
A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores através das diversas ciências envolvidas, visando o objetivo da unidade da ciência. A visão da organização como um todo não apenas o somatório de cada uma de suas partes (holismo). O todo apresenta características que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados: é o emergente sistêmico.
Além disso, podemos notar nas organizações um efeito sinérgico. Sinergia é o esforço simultâneo de várias partes que provoca um resultado ampliado e potencializado. Aliás, uma das razões para a existência das organizações é o seu efeito sinérgico, pois é através da sinergia que as organizações produzem valor agregado. Origens da Teoria de Sistemas e as características dos sistemas
Entendemos que
Ludwig von
Bertalanffy foi o criador da Teoria geral dos sistemas.
Mas o que é um sistema? Sistema é a idéia de um conjunto de elementos,