Efeito Estufa
Ficha 2: Planeta este que possui uma camada envolvente chamada de atmosfera, formada por um grupo de gases e retida pela força da gravidade. É essa atmosfera que vai dizer quem pode ir adiante ou quem leva um “fora” de nossa querida Terra, e é da seguinte forma...
Ficha 3: Quando a atmosfera não tá de bom humor, os raios são todos refletidos de volta para o espaço.
Ficha 4: Já quando o papo é bom, a atmosfera deixa os raios entrarem e aquecerem a Terra, tanto na superfície terrestre como nos oceanos.
Ficha 5: Dos raios que conseguem entrar, uma parte seria irradiada de volta ao espaço. Dos raios que seriam irradiados de volta ao espaço, uma parte conseguiria sair e a outra seria bloqueada pela presença de gases denominados como estufas, que agem como o “pai” da história, afinal, não é só chegar, esquentar as coisas e ir embora... Tem que ter um relacionamento sério. O bloqueio desses raios por esses gases se chama de efeito estufa.
Ficha 6: Porém, ao contrário do que se pensa, o efeito estufa não é um fenômeno negativo, pois sem ele as condições de vida na terra seriam inóspitas. Cientistas especulam, inclusive, que sem esse efeito, a temperatura média da terra seria em torno dos 18 graus negativos. Portanto, o efeito estufa é extremamente necessário para a biodiversidade.
Ficha 7: O real problema é quando há um número exorbitante de gases estufas concentrados na atmosfera, uma vez que estes impedem excessivamente a saída da radiação, e leva àquele que já é nosso velho conhecido, o aquecimento global. Quanto mais gases estufas os raios infravermelhos encontrarem, mais difícil será sua saída e, por isso, mais aquecida ficará a Terra.