Teorias de enfermagem
* Teoria Ambiental: F. Nightingale (1820/1910). * Teoria das Necessidades Básicas: Virgínia Henderson (1897). * Teoria do Autocuidado: Dorothea Orem (1914). * Teoria da Adaptação: Sister Calista Roy (1939) * Teoria das Relações Interpessoais em Enfermagem: Hidegard Peplau (1953) * Teoria Holística: Myra E.Levine (1967) * Teoria das Necessidades Humanas Básicas: Wanda Horta (1970) * Teoria Alcance dos Objetivos: Imogenes King (1971)
TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS: WANDA HORTA:
Foco: Necessidades básicas
Homem: Indivíduos com necessidades humanas com significado e valor singular a cada pessoa
Saúde: Capacidade para satisfazer as necessidades humanas (Físicas, Psicológicas e Sociais)
Ambiente: Cenário em que o indivíduo aprende padrões singulares de vida
Enfermagem: Assistência temporária a um indivíduo que possua dificuldades para satisfazer uma ou mais necessidades básicas.
Duas questões fundamentais foram perseguidas no trabalho de Wanda Horta. A primeira, a quem serve a enfermagem? Respondida finalmente em sua teoria como uma afirmação: "a enfermagem é um serviço prestado ao ser humano", e a segunda, com que se ocupa a enfermagem? Respondida então que "a enfermagem é parte integrante da equipe de saúde e como tal se ocupa em manter o equilíbrio dinâmico, prevenir desequilíbrios e reverter desequilíbrios em equilíbrio do ser humano".Em 1968 ela publica pela primeira vez seu próprio conceito de enfermagem: "Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torna-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais".
Teoria de Orem: TEORIA DO AUTO CUIDADO
A teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios. Primariamente usada em reabilitação