Teorias de Enfermagem
De acordo com os escritos de Florence Nightingale o meio ambiente atua de forma significativa na vida e no desenvolvimento de um organismo ajudando a prevenir, suprimir ou contribuir para a doença ou para a morte.
O meio ambiente engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Dentre estes elementos, segundo Florence, destacam-se:
1. Ventilação: manutenção de ar fresco, sem correntes de ar.
2. Iluminação: os doentes tem a necessidade de iluminação de preferência a luz solar.
3. Calor: a enfermeira deve observar o paciente atentamente para que ele não se resfrie prevenindo a perda de calor vital que é essencial para sua recuperação.
4. Limpeza: um quarto sujo é fonte certa de infecções. A enfermeira “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos frequentemente durante o dia”.
5. Ruídos: elemento ambiental para o qual a enfermeira deve estar atenta e qualquer sacrifício é preciso para que se possa assegurar o silencio que é benéfico para o paciente.
6. Odores: o odor resultante da doença deve ser removido do corpo. Ao ventilar-se o quarto deve-se tomar o cuidado de não haver o cheiro proveniente de esgoto; os utensílios do quarto devem ser higienizados corretamente e ser guardados nos lugares certos.
7. Alimentação: essencial no processo de cura, deve ser minuciosamente observada pela enfermeira.
No ambiente psicológico, Florence reconhece que um ambiente negativo pode causa estresse físico, afetando emocionalmente o paciente. Para isso recomenda-se que a enfermeira realize uma variedade de atividades com o paciente para distrai-lo evitando interrupções e tratando de assuntos agradáveis, sendo profissional evitando falsas esperanças.
O ambiente social é visto como essencial na prevenção de doenças e refere-se especialmente à coleta de dados relativos a elas, a enfermeira deve estar sempre atenta ao paciente já que a doença assume características