Teorias da contabilidade
Tutor Presencial: Regis Melo
Tutor Ead: Ma. Juliana Leite Kirchner
Disciplina: Teoria da contabilidade
Componentes:
João Antônio Morais Pereira RA: 381258
Luzia das Dores Silva de Oliveira RA: 375200
Marília Lopes de Oliveira Gonçalves RA: 377578
Raquel Carvalho Coutinho RA: 370448
Luziânia 18.11.2012 INTRODUÇÂO
Este relatório tem por finalidade, apresentar a origem da contabilidade e os primeiros sinais de que existia contabilidade na antiguidade. Há indícios de que, a contabilidade seja tão antiga quanto à civilização dos homo sapiens.
Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente 4.000 anos a.C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade.
A ORIGEM DA CONTABILIDADE A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades