Teorias da administração
Adriana dos Santos Alves
Alex Lopes de Azevedo
Fernando Siqueira Ramos
Isabela Rodrigues Setubal
Victor Vinicius Rodrigues Carlos
Luciana Souza Moreira
Resumo
Durante todo o período estudado pudemos aprender varias coisas, faremos agora um breve resumo comentado de todo o conteudo estudado, tanto em sala de aula, como durante as discussoes e reuniões em grupo.
Palavras-chave: Teorias, Administração, Evolução.
Introdução
A Administração pode ser conceituada de várias formas. Cada autor a conceitua de uma maneira, ela é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermedio das pessoas e outros recursos. È o processo de planejar, organizar liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar os objetivos definidos.
É a administração que permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do século passado e provocou o espetacular aumento da qualidade de vida das pessoas. (CHIAVENATO, 2010).
Com o desenvolvimento da sociedade surgiu uma necessidade de administralas adequadamente. Foi assim que surgiu a Administração. A TGA pode ser considerada uma decorrencia da Teoria das Organizações, ou seja, um meio de por em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. A TGA trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Essa Teoria é um conjunto de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente. A Administração atravessou várias fases, cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante da Administração: Enfase nas tarefas; Enfase na estrutura organizacional; Enfase nas pessoas; Enfase na tecnologia; Enfase no ambiente; Enfase nas competências e na competitividade.
1. Teoria Cientifica:
Surgiu com o americano Frederick W. Taylor. Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdicio e das perdas sofridas