Teorias da administração
Originou-se dos trabalhos realizadsos pelo biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.
Seu foco pe ver a organização na sua totalidade e conseguir identificar tudo o que pode vir interfirir nos processos da organização(seja eles fatores externos ou internos)
Funciona como um sistema de computador onde há entradas de informações, processamento-como proceder com elas, saida- atitudes tomadas para resolver e feedback-retorno se seu certo ou não, este que gera uma nova entrada de informações como representado no fluxograma abaixo.
Feedback
Saídas
Processo de Transformação
Entradas
Administração Científica
Modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX. Tem o objetivo de garantir aos sistemas protutivos melhor custo/beneficio
Para tal é nescessário que haja um planejamento anterior, onde seja constatado o melhor método de trabalho e seja realizado testes para comprovar a eficacia do mesmo. Depois é necessário o preparo dos trabalhadores para realizrem esta atividade da melhor forma para atingir a meta estabelecida.Controlar, para certificar que o trabalho está sendo realizado da forma que foi estabelecida.
A teoria das relações humanas
Foi criada nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Hawthorne realizadas por Elton Mayo em 1927 , tal qual identificou o quanto as ciencias humanas influenciavam na organização e viu a nescessidade de tornar a administração mais preocupada com os seus funcionários e mais democratica, notando que eles produziam mais quando se sentiam reconhecidos, compreendidos, aceitos e quando estavam em um ambiente que a interação fosse de forma informal.
Teoria Clássica
Esta teve como principa personagem Henri Fayol. Caracteriza-se pela preocupação com a estrutura organizacional, pela visão do homem influente na economia e sempre buscando alcançar sua capacidade total. Os trabalhos eram padronizados