Teorias da administração
Estudos sobre a ciência da Administração sempre foram fortemente amparados na observação e na acumulação de experiências.
As abordagens oferecidas para o desenvolvimento da ciência da administração são:
PRESCRITIVAS (normativas) DESCRITIVAS Abordagem utilizada pela Escola de Adm. Científica
Diferentemente da Teoria Clássica de Adm.
A Escola Adm. Cient. enfatizava nas tarefas, nos métodos de produção; apontando uma trajetória bastante provável de gerenciamento ótimo dos recursos.
Nela, busca-se o alcance de um elevado grau de eficiência na produção. Métodos utilizados: Observação e Mensuração Perceber e medir como determinadas tarefas podem aumentar a eficiência desenvolvida na empresa * O objetivo da administração é pagar altos salários e reduzir custos de produção; * Para tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos para estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações; * Os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas; -TAYLOR (1856-1915) (Taylorismo) 1º período: *Publicação do seu 1º livro (Shop Management)-> exposição da sua preocupação com as técnicas de racionalização do trabalho dos operários. *Criação da ORT (Organização Racional do Trabalho) a partir do estudo do tempo e movimentos (motion-time study). 2º período: *Publicação do livro Princípios da Administração Cientifica *Taylor concluiu que a Racionalização do Trabalho do operário deveria ser acompanhada da estruturação geral das empresas. ORT (seus principais aspectos): * Análise do trabalho e estudo do tempo e movimentos: *Análise do trabalho: após a análise e observação da execução de cada operação