Teorias da administração
A Administração cientifica foi bastante criticada por ver o homem como apêndice de maquinas industriais, robotizando sem comprovação cientifica de suas afirmações e princípios caracterizando- se pelas ênfases nas tarefas, abordagens incompletas que envolvem apenas as organizações formais, limitação de campo de aplicação a fabrica, omitindo parte da vida da empresa, a abordagem prescritiva, normativa e típica de sistema fechado. Porem a administração cientifica foi o primeiro passo em busca de uma teoria administrativa
Teoria clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura da organização, permitindo uma visão simples e ordenada, alem de separar o trabalho organiza em categorias compreensíveis e úteis, porem em uma era de mudanças, como vivemos a abordagem clássica mostra-se rígida, inflexível e conservadora deixando de lado a organização informal, sem base cientifica de suas afirmações e princípios, abordagem e visualização incompleta da organização como se fosse sistema fechado.
A teoria das relações humanas nasceu para corrigir a desumanização do trabalho, as pessoas participam de grupos socias dentro das organizações. A experiência de hawthorne que desfocou a preocupação na tarefa e na estrutura para preocupação cm as pessoas, como necessidade psicológica e social e novas formas de recompensar sensações não matérias, dando ênfase nos aspectos emocionais preocupando-se com o cargo dentro da organização em que se sinta realizado. Dominando a teoria administrativa.
Ao final da década de 1950 a teoria das relações humanas entrou em declínio passando a ser criticada por se opor a teoria clássica.
A imagem do trabalhador feliz, produtivo e integrado ao ambiente nem sempre foi assim dando concepção ingênua do operário. Limitação do campo experimental, parcialidade das conclusões, ênfase nos grupos informais