teorias da administração
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS:
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TUTOR
26 DE SETEMBRO DE 2013
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade estudar as principais teorias da administração, desde o início da escola da teoria clássica até o surgimento das principais teorias da atualidade.
Encontramos o marco principal da criação das teorias da administração na revolução industrial europeia, foi a partir dessa expansão da produção, do uso das máquinas nas fábricas que tornou-se necessário dar atenção mais que redobrada a como era administrada a empresa para que essa não perdesse com o significativo crescimento no setor produtivo.
Na idade média, em regra, todo o tipo de produção era feito artesanalmente, porém, com a chegada da idade moderna, no século XVIII, com o crescimento populacional e os avanços tecnológicos da época tudo mudou, a produção artesanal deu lugar a grandes máquinas com capacidade de produção muito superior à capacidade humana.
Consequentemente, a competitividade produtiva fez com que os donos das fábricas dessem maior lugar para as recém-criadas teorias da administração, as quais possibilitariam excelência nas produções em quantidade e qualidade.
Nesse contexto, surge uma figura importante, a de Frederick Taylor, fundador da primeira escola da administração, qual seja, a clássica. Nela era buscado aumento produtivo tendo como base a eficiência dos trabalhadores. Com uma análise detalhada do modo de produção, Taylor pode identificar falhas no processo produtivo que, segundo ele, faziam com que o operário produzisse apenas um terço do que era capaz de produzir.
A partir disso, foram extintos os métodos tradicionais de produção, pois foi criado um método racional padrão de produção nessas indústrias. Foi criado o método ideal de produção que foi totalmente baseado no estudo do tempo e do movimento durante a produção e, por conta disso,