Teorias da Administração
Administração
Diego de Jesus da Silva – RA: 386458
Marina Avenci – RA: 371078
Pablo Denis de Macedo – RA: 393229
Sidnei Junior Batista Marchel – RA: 379750
Willian Rodrigo Jacinto – RA: 313931
ATPS de
Teorias da Administração
Trabalho bimestral do segundo período de Administração (Teorias da Administração) da Faculdade Anhanguera Uniderp – Pólo Castro.
Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior
Castro,
Setembro/2012.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos um estudo sobre as principais teorias da administração, que fatos e acontecimentos históricos e sociais causaram, influenciaram e impulsionaram à criação, elaboração e prática dessas teorias. Cada estudioso, cada autor teve seu pensamento, seu ponto de vista único, pois cada um viveu sua época, seu momento, cada pedaço da história levou à criação de uma teoria, sempre com o objetivo de levar à melhoria as empresas e organizações de cada época.
Teorias da Administração
A administração trata-se de uma habilidade humana partindo do princípio de que crescemos vendo e aprendendo como planejar algo, como organizar, como liderar, como executar e controlar tudo a nossa volta, desde uma brincadeira de criança até uma reunião de negócios. Está no ser humano ser administrador, alguns se destacam mais do que outros, dependendo de qual dos cinco itens se identificam melhor.
Foram vários os acontecimentos que ocasionaram o surgimento das teorias. A administração em si surgiu na Mesopotâmia, no ano de 3000 a.C. e de lá pra cá teve sua grande participação no que chamamos hoje de TGA. Passou pelo Egito com suas pirâmides e exército, pela China com a dinastia, comportamento ético, princípio da administração e estratégia, comportamento organizacional, depois Grécia, Roma, Babilônia, Veneza, Gênova, Florência, Inglaterra (com a grande Revolução Industrial). Depois desse grande acontecimento em meados do século XVIII é que houve a grande evolução da teoria