Teorias da administração
INTRODUÇÃO
A presente atividade objetiva a assimilação que o dinamismo do contexto empresarial leva as Teorias da Administração ao desenvolvimento constante de propostas adequadas aos novos problemas existentes em ambientes empresariais, cada vez mais complexos, considerando, agora, que o administrador exerce diversos papéis na organização e que as pessoas são o principal recurso organizacional. Também é importante para que você compreenda como os principais elementos ambientais interferem nas definições estratégicas das empresas, e como são estabelecidas as bases das políticas organizacionais.
(acrescentar mais informações, copiar do enunciado do trabalho ATPS )
Duas Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista: Taylor defendia a os fatores que Analisava o trabalho utilizando métodos científicos para determinar a “única melhor maneira” de completar as tarefas de produção. Enfatizava o estudo das tarefas, seleção e treinamento de trabalhadores e a cooperação entre trabalhadores e a administração, e contribuía para a Melhoria da produtividade e a eficiência das fábricas.
Introduzindo análise científica no ambiente de trabalho, o sistema de gratificação diferenciada equiparava as recompensas dos trabalhadores a seu desempenho e propiciava cooperação entre a administração e os trabalhadores, e era criticado pela escola humanista por:
Os pressupostos motivacionais eram simplistas.
Os trabalhadores eram vistos como partes de uma máquina.
Havia potencial para a exploração do trabalho.
Excluía as tarefas da alta administração.
Ignorava o relacionamento entre a organização e seu ambiente
Taylor começou por baixo, efetuando um paciente