Teorias da Administração
R – Níveis de administração são departamentos onde se deve executar determinada tarefa com a competência e habilidade especifica para cada função.
Na empresa em que trabalho não existe diferença entre níveis de administração, pois se trata de uma empresa de pequeno porte onde apenas a proprietária (dona), se encarrega das funções.
Para exemplificar tomarei como base uma empresa varejista de grande porte. Os variados níveis de administração se diferem principalmente nas áreas de atuação e na execução de uma função. No caso do varejista ele necessita de um gerente de marketing para pensar e coordenar os funcionários que farão as campanhas e executaram as guerrilhas necessárias para atrair o público. Com o público atraído entra em cena o gerente de pessoal, este fica responsável por treinar e capacitar os funcionários que farão a recepção, demonstração, venda e em consequência uma fidelização do cliente. Esta área é um ponto critico das empresas privadas, pois um cliente insatisfeito é uma marketing negativo para a empresa. Após a finalização da venda vem a parte da logística, onde o gerente deverá escolher a melhor rota, definir as datas e cumpri-las, qual o funcionário mais competente e poderá também entrar em acordo com funcionário de manutenção e fornecimentos de combustíveis. Outra área importante é a de negociações, onde será feita a compra e negociação das mercadorias tendo que compra-las em um bom preço, para aumentar o lucro com a venda e saber aonde investir novos recursos. Por final a presidência, que fica a cargo de uma ou um pequeno grupo de pessoas, essa deverão ter um conhecimento geral e uma visão de futuro na qual solicitarão e cobrarão os melhores resultados das gerencias.