Teorias da administração
Sempre que se inicia uma discussão sobre comunicação logo se evidencia a transmissão de informações, os meios de comunicação de massa e hoje as tecnologias de informação. Porem, o processo comunicativo representa muito mais que isso, ele é responsável pela condição social de todo ser humano, isto é, os modos de pensamentos e de ação, crenças, valores, hábitos e tabus. A palavra comunicação é originária do latim comunicare que significa tornar comum. Segundo Rabaca e Barbosa (2001), comunicar implica participação, interação, troca de mensagens, comunicar-se o tempo todo é um processo natural como respirar, comer e beber, comunicação é a força que movimenta as pessoas.
Comunicação é a transição da informação de uma pessoa para outra ou de uma organização para outra; é o processo complexo pelo qual a informação é compartilhada e compreendida por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento humano.
Nenhum grupo ou equipe pode existir sem comunicação, em um grupo que um indivíduo fala apenas alemão e os demais não sabem o idioma, ele não conseguirá ser bem compreendido. Portanto comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão de mensagem.
A comunicação também é critério de avaliação dos selecionadores, na disputa de uma vaga no mercado de trabalho. Muitas empresas disponibilizam vagas de emprego e procuram candidatos que tenham “bom relacionamento interpessoal” e habilidade para a comunicação. Pessoas que atendem esse critério trabalham melhor e tem uma boa comunicação para sair de conflitos criados no ambiente de trabalho dia a pós dia, pois como sabemos nenhuma pessoa pensa igual à outra, então precisamos da comunicação para gerir o conflito para descobrimos de onde foi sua