Teorias da administração
Ciência sinônimo de matemática
A abordagem típica da Escola Científica é a ênfase nas tarefas. O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, afim de alcançar elevada eficiência industrial. Os principais métodos científicos são a mensuração e a observação.
Origem:
A administração Científica teve inicio por volta do ano 1900, pelo engenheiro americano Frederick Taylor, que provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da sua época. Sua preocupação original foi tentar eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar o nível de produtividade por meio da aplicação de métodos empíricos.
Seleção científica dos empregados: Os empregados para atender os níveis de produção predeterminados devem atender certos requisitos, como a força física, as habilidades manuais, etc. Surge a necessidade de seleção com base nas exigências do cargo. É necessário avaliar as potencialidades dos operários em cada função existente, buscando sempre maior aproveitamento na mão de obra disponível.
Treinamento e desenvolvimento do trabalho especializado: * Cooperação capital trabalho: Cooperação interdependente entre o gerente (capataz, supervisor) e os trabalhadores. Em vez de discutir lucros eles deveriam aumentar a produção; * Princípio da eficiência:
Considerando que toda tarefa tem uma única maneira científica de ser realizadas, é possível, então, estabelecer um padrão mínimo aceitável de produção para cada tarefa. Caso, o empregado não tenha atingido a produção estipulada aplica-se algum princípio da administração científica. Por exemplo, ao ultrapassar o mínimo estabelecido, receberá um valor adicional por cada unidade produzida a mais; * Princípio da exceção: Independente do nível hierárquico do pessoal da administração existem vários afazeres de ordem burocrática, como o controle e o