Teorias atômicas
Ensino Médio
Teorias atômicas
Tamara Hueto Kühl
Cosmópolis
2013
Tamara Hueto Kühl
Teorias atômicas
Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Ensino Médio em Ensino Médio da Escola de Período Integral Ivete Sala de Queiroz.
Orientador: Evandro Mantz
Cosmópolis
2013
Teoria de Dalton
John Dalton, em 1803, propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição definida, é a chamada Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões:
1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.
2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.
3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos. 5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química. Resumindo: Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra.
Se fizermos uma comparação, os átomos seriam semelhantes a bolinhas de gude: maciças e esféricas.
Teoria de Proust
A Lei de Proust ou a Lei das Proporções Definidas foi elaborada em 1797 pelo químico francês Joseph Louis Proust. Ele verificou que as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reação obedecem sempre a uma proporção constante. Essa proporção é característica de cada reação, isto é, independente da quantidade de reagentes utilizados.
Teoria de Thomson
Modelo atômico de Thomson é uma teoria sobre a estrutura