Kim mark
Química
Nome: Débora dos Reis de Jesus
Série: 1º Ano C
Professora: Ana Paula, Química.
O urânio, homenagem ao planeta Urano, é um elemento químico de símbolo U e de massa atômica igual a 238 u. O urânio é o último elemento químico natural da tabela periódica. É o átomo com o núcleo mais pesado que existe naturalmente na Terra: contem 92 prótons e 135 a 148 nêutrons. Quando puro, é um sólido, metálico e radioativo, muito duro e denso, de aspecto cinza à branco prateado, muito semelhante a coloração do níquel..
À temperatura ambiente, o urânio encontra-se no estado sólido. É um elemento metálico radioativo pertencente à família dos actinídeos.
Foi descoberto em 1789 pelo alemão Martin Klaproth na Alemanha. Foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade da radioatividade, seus isótopos mais comuns têm uma meia-vida longa 4,5 bilhões de anos para o urânio-238 e 700 milhões de anos para o urânio-235.
O Urânio é utilizado em indústria bélica bombas atômicas e no secundário para bombas de hidrogênio, e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.
O urânio produz envenenamento de baixa intensidade (inalação, ou absorção pela pele), produzindo também efeitos colaterais, tais como: náusea, dor de cabeça, vômito, diarréia e queimaduras. Atinge o sistema linfático, sangue, ossos, rins e fígado.
Seu efeito no organismo é cumulativo (o que significa que o mineral, por não ser reconhecido pelo ser vivo não é eliminado, sendo paulatinamente depositado, nos ossos), e a radiação assim exposta pode provocar o desenvolvimento de cânceres. Para os trabalhadores das minas, são freqüentes os casos de câncer no pulmão.
Utilidade do Urânio
- Bombas nucleares
- Usinas nucleares
- Submarinos nucleares
- Técnicas medicinais nucleares
- Doenças nucleares
- Vírus nucleares
- Mafagos nucleares
- Qualquer coisa terminada com “nucleares”