Caspases - Apoptose
A maquinaria intracelular responsável pela apoptose depende de uma família de proteases que tem uma cisteína no seu sitio ativo e clivam suas ptns-alvo em ácidos aspárticos CASPASES (C para cisteína e ASP para acido aspártico)
As caspases são sintetizadas na célula como precursores inativos (PROCASPASES) e são ativadas por clivagem proteolítica (catalisada por outras caspases, já ativadas).
Uma vez ativadas, as caspases clivam e ativam outras procaspases, resultando em uma cascata proteolítica amplificada e irreversível
Duas procaspases inativas são clivadas em dois fragmentos cada uma, um grande e um pequeno, que se associam para formar um tetrâmero (caspase ativa).
Procaspases iniciadoras operam no início da cascata (qdo ativas, clivam e ativam as procaspases executoras)
Procaspases executoras clivam uma série de ptns chaves na célula, incluindo ptns citosólicas e laminas nucleares, levando a uma morte controlada da célula.
Procaspases iniciadoras tem um pró-domínio longo, que contem um domínio de recrutamento da caspase (CARD), que lhe permite ligar-se a ptns adaptadoras. Qdo isso ocorre, moléculas de procaspases iniciadoras são colocadas em forte proximidade, o que as ativa. Uma vez ativadas, elas clivam umas às outras.
Via intrínseca da apoptose
Resposta a injúria ou outros estresses, como quebra de DNA ou falta de oxigênio, de nutrientes ou de sinais de sobrevivência extracelulares.
A liberação de citocromo c (PTN) do espaço intermembrana para o citosol é um ponto crucial. Ela se liga à proteína adaptadora de ativação da procaspase, Apaf-1, provocando a oligomerização de Apaf-1 em um heptâmero em forma arredondada, chamado de apoptossomo. As ptns Apaf-1 no apoptossomo recrutam então proteínas procaspase-9, que são ativadas pela proximidade do apoptossomo. Moléculas de procaspase-9 ativadas clivam procaspase-3 e as ativa.
Proteínas Bcl2 regulam a via intrínseca da apoptose
Principal classe de reguladores