Teorias Administração
A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir pra ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, pra garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.
A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda a organização e chegava finalmente ao indivíduo.
Henri Fayol foi o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial, pois possuía grandes reservas de carvão mineral, que é a principal finte de energia para movimentar as máquinas e locomotivas a vapor.
Além desse fator, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período.
A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.