Sistema endócrino
O sistema Endócrino é formado pelo conjunto de órgãos, classificada como glândulas Endócrinas. Essas glândulas são responsáveis por lançar seus hormônios nas correntes sanguíneas.
A função dessas glândulas é controlar o funcionamento do nosso corpo, então o sistema endócrino, assim como o sistema nervoso funciona como responsável pelo controle de algumas funções do nosso organismo.
A comunicação entre esses órgãos acima e as células-alvo (são as células que iram sofre a ação dessas glândulas endócrinas). Essa comunicação se da através do hormônio produzido pela glândula.
Os hormônios percorrem a corrente sanguínea em busca das células-alvo, o reconhecimento dessas células é através de receptor hormonal presente na membrana plasmática da célula-alvo.
Principais Glândulas endócrinas humanas.
A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas delas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio. As principais glândulas são: hipófise, glândula tireóidea, as glândulas paratireóides, o pâncreas, as suprarrenais (adrenais) e as gônadas.
1- O hipotálamo é o encéfalo que desempenha importante papel na integração entre os sistemas nervosos e endócrinos, o hipotálamo secreta hormônios que atuam sobre a hipófise, o mesmo possui grupos de células endócrinas.
2- A hipófise é uma pequena glândula em forma de gema que pende da base do cérebro, imediatamente por baixo do hipotálamo. A glândula divide-se em duas porções bem diferentes, que têm uma origem embriológica distinta - a hipófise anterior e a hipófise posterior. A região posterior (neuro-hipófise, responsável apenas por armazenar hormônios produzidos no hipotálamo) e o outro grupo produz hormônios que regulam o funcionamento da parte anterior da hipófise (adeno-hipófise).
Além de produz vários hormônios e muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, com a tireoide, as suprarrenais e as glândulas-sexuais (ovários e testículos).