2º lei de newton
SEGUNDA – 24 de Março de 2014
Introdução
Realizamos no dia 17 de março de 2014 um experimento para compararmos o resultado da aceleração na teoria com o resultado da aceleração na prática, usando a teoria do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – MRUV, onde afirma que a velocidade varia uniformemente em razão do tempo, teoria da 2º Lei de Newton, consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. E também usamos a teoria do Plano Inclinado.
Objetivo
O objetivo é comparar a aceleração teórica com a aceleração prática.
Teoria
• MRUV
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado ocorre quando um corpo se desloca ao longo de uma trajetória retilínea, e com uma aceleração constante. Quer isto dizer que a velocidade do corpo apresenta sempre a mesma variação, a cada segundo que passa. Se um corpo apresenta Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, é possível caracterizar esse movimento em Acelerado ou Retardado, conforme a variação da velocidade do corpo. Assim:
O Movimento é Retilíneo Uniformemente Acelerado se o módulo da velocidade aumenta, ou seja, se o valor da velocidade se afasta de zero;
O Movimento é Retilíneo Uniformemente Retardado se o módulo da velocidade diminui, ou seja, se o valor da velocidade se aproxima de zero;
O movimento retilíneo uniformemente variado- também conhecido por MRUV-, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a uma referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.
• 2º Lei de Newton
A segunda Lei de Newton (também denominada Lei Fundamental da