2º Lei de Newton / Relação entre força resultante e aceleração
Unidade Temática: Segunda Lei de Newton
Justificativa do tema:
O estudo sobre os movimentos dos corpos é realizado desde a Antigüidade. Estudiosos, como
Aristóteles, Galileu Galilei, Johannes Kepler e muitos outros, buscavam a explicação para os movimentos dos corpos. Baseados nos trabalhos de Galileu e Kepler, Sir Isaac Newton, um cientista inglês, mais conhecido como físico e matemático, descreveu a Lei da Gravitação
Universal e um conjunto de princípios que descrevia a teoria sobre os movimentos dos corpos, denominados de princípios da dinâmica ou as leis de Newton. A segunda lei, conhecida também como princípio fundamental da dinâmica, é a lei que faz relação com a força resultante que atua sobre o corpo e a aceleração adquirida pelo mesmo. Ela diz que todo corpo, em repouso ou em movimento, necessita da aplicação de uma força para alterar o seu estado inicial. Ao se aplicar uma força sobre um corpo, como na gravura apresentada anteriormente, é possível perceber que o corpo ao se deslocar terá sua velocidade alterada. O conceito de força é bem intuitivo. Força é a causa que produz alteração na velocidade do corpo, ou seja, produz aceleração.
A mesma lei diz que a resultante das forças atuantes sobre um ponto material é igual ao produto da massa pela aceleração, matematicamente essa lei é representada através da seguinte equação:
F=m.a.
Pré-requisito:
• Primeira Lei de Newton e noções de matemática básica.
Objetivos Gerais:
• Apresentar um pouco da história e os caminhos que levaram o homem ao entendimento da força, aceleração e massa.
• Conceituar o que é segunda lei de Newton.
• Demonstrar os processos de aceleração e força dos corpos.
Objetivos Específicos
Conteúdos
Tempo
Desenvolvimento metodológico da aula
1.
Apresentação do 1. Apresentação 3min
• Comentar sobre algumas professor da segunda lei de do professor e aplicações da segunda lei de
Newton.
introdução à Newton e sua