Nematelmintos
Os nematódeos, ou nematelmintos, são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, semelhantes a um fio (nema = fio). São parasitas de seres humanos, animais e plantas, tendo grande importância em saúde.
Antigamente nematoda era uma classe do filo dos Asquelmintos. As classes foram elevadas a Filo, porém, como o Filo Nematoda é o que possui mais parasitas de seres humanos, são os mais estudados no Ensino Médio. Existem cerca de 10.000 espécies descritas. Podem ser encontrados em grande quantidade no solo, na água e como parasitas.
- sistema digestivo
O sistema digestivo dos Nematelmintos (ou nematódeos) é formado por um tubo digestivo completo, ou seja, possui um canal de entrada de alimentos (a boca) e um canal diferente de saída de dejetos (o ânus).
Podem ser encontradas na boca placas cortantes, parecidas com dentes, com as quais os nematódeos podem perfurar o tecido de outros animais. Possuem uma faringe musculosa, responsável por esmagar os alimentos e, também, por conduzi-los até o intestino, que é desprovido de musculatura. No tubo digestivo, o alimento é inteiramente digerido pelas enzimas que atuam sobre ele, sendo os nutrientes transmitidos para a cavidade do corpo e, em seguida, distribuídos pelas células.
Diversos nematódeos de vida livre são carnívoros, alimentando-se de pequenos animais ou animais mortos. As espécies que são parasitas intestinais recebem o alimento parcialmente digerido pelo hospedeiro.
Características gerais: Boca; Faringe; Esôfago; Intestino; Orifício retal para a fêmea e cloaca (orifício retal e órgão reprodutor) para o macho; Digestão extracelular, dentro da cavidade intestinal.
- sistema circulatório: ausente
- sistema respiratório
Sistema respiratório ausente. Nas espécies de vida livre a respiração é aeróbia; as trocas são feitas por difusão através da pele. Nos parasitas a respiração é anaeróbia (ocorre na ausência de oxigênio).
- sistema excretor
É composto por dois canais