Alan
2º Semestre de 2010 Instituto de Física Universidade de São Paulo
Professor: Antonio Domingues dos Santos E-mail: adsantos@if.usp.br Fone: 3091.6886
17 e 19 de agosto
Leis de Newton
2º Semestre de 2010
Primeira Lei de Newton: Lei da Inércia
Um corpo em repouso permanece em repouso a não ser que uma força externa atue sobre ele. Um corpo em movimento continua em movimento com rapidez constante e em linha reta a não ser que uma força externa atue sobre ele. A Lei da Inércia não faz distinção entre objeto em repouso ou em movimento com velocidade constante. Estas duas condições são reversíveis entre si, pela escolha do referencial.
Referenciais Inerciais: Se não há forças atuando sobre um corpo, qualquer referencial no qual a aceleração do corpo permanece zero é um Referencial Inercial.
Usando a Primeira Lei de Newton e o conceito de Referenciais Inerciais, podemos definir uma Força como uma influência externa, ou ação, sobre um corpo que provoca uma variação de velocidade do corpo, isto é, acelera o corpo em relação a um referencial inercial. Força é uma quantidade vetorial.
Leis de Newton
2º Semestre de 2010
Forças de contato e interação à distância
Interações Fundamentais da Natureza: 1. Interação Gravitacional – interação de longo alcance entre partículas devida às suas massas (através de grávitons). 2. Interação Eletromagnética – interação de longo alcance entre partículas eletricamente carregadas (através de fótons). 3. Interação Fraca – interação de curtíssimo alcance entre partículas subnucleares (através de bósons W e Z). Foi unificada com a eletromagnética, passando a se chamar eletrofraca. 4. Interação Forte – interação de curto alcance entre hádrons (quarks) que mantém unidos prótons e neutrons formando os núcleos atômicos (através de mésons e glúons). As forças que observamos no dia-a-dia envolvem interações gravitacionais e eletromagnéticas. As forças de contato são de origem