alan
CURSO DE AGRONOMIA
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DE SOLO – CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO
ALAN JOHNNY CARMINATTI
LUIZ HENRIQUE DE NARDI
MARLON CANTONI
Sertão, outubro de 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem e vista relatar sobre o município de Carazinho, levando em consideração principalmente seus aspectos relacionados diretamente às áreas do conhecimento da agronomia, como tipos de solos, relevo, clima, vegetação. Serão colocados em pauta alguns elementos que formam o solo, assim com elementos que formam todo o bioma do município.
A agricultura, umas das atividades de maior importância para a sociedade, é influenciada por diversos fatores, como o clima, relevo e, principalmente, o tipo de solo.
O principal objetivo do trabalho foi conhecer os tipos de solos encontrados no município, com finalidade de aumentar os conhecimentos práticos na disciplina de fundamentos de ciência de solos.
HISTÓRICO DA CIDADE
Carazinho começou a ser colonizada no ano de 1872, onde, Pedro Ribeiro da Santana Vargas, jovem habitante das redondezas, achou o lugar interessante para construir uma capela oratória (onde hoje se encontra a igreja matriz) e fundar um povoado já que os moradores das redondezas procuravam um local para construir um novo centro populacional (PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAZINHO, 2013).
Sem delongas, Pedro Vargas adquiriu a terra de Floriano José de Oliveira. No dia 28 de dezembro de 1880 se concretizou seu sonho, as terras foram doadas e surgiu assim Carazinho (PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAZINHO, 2013a). Iniciando a década de 1930 aumentavam-se os movimentos emancipacionistas. O progresso que se fazia sentir em nossa região, apesar da conjuntura internacional, que se sentia negativa, aumentava as vozes em favor da autonomia administrativa. O "jornal da Serra", de propriedade de Canuto de Souza e