Teorias Administrativas
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
1- Principais conceitos associados com a Administração Científica:
a) Estudo de Tempos e Movimentos
b) Padronização da melhor maneira de executar cada atividade
c) Divisão do trabalho / especialização Isto possibilitou a linha de montagem
d) Incentivos materiais / Pagamento por produtividade
e) “Homo Economicus” – Sistema Fechado A idéia de que a principal motivação de uma pessoa no trabalho seria a remuneração
2- O objetivo da Administração Científica era, portanto, a melhoria da eficiência e da produtividade
CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
1- Mecanicismo Conceito de que a organização funcionaria como uma “máquina” e seus funcionários seriam “engrenagens” que deveriam funcionar no máximo da eficiência.
2- Super-especialização do trabalhador Se as tarefas mais simples eram mais fáceis de serem treinadas e padronizadas, também tornavam o trabalho extremamente chato!
3- Visão Microscópica do Homem Foco no trabalho manual e na idéia de que o homem se motivava por influência dos incentivos materiais
4- Abordagem de sistema fechado Taylor não se preocupou com o ambiente externo – o mercado de trabalho, os concorrentes, os fornecedores etc. Sua visão é voltada para dentro da empresa somente
5- A exploração dos empregados apesar de Taylor propor um relacionamento “ganha-ganha” entre patrões e empregados, na prática a aplicação dos preceitos da Administração Científica levou a uma maior exploração dos empregados.
A TEORIA CLÁSSICA
1- A Teoria Clássica de Henry Fayol é outra das teorias administrativas (junto com a Administração Científica e a Teoria da Burocracia) classificadas dentro do que se chama: A abordagem clássica ou a Escola Clássica.
2- Fiquem atentos, pois muitas bancas costumam cobrar este entendimento. Assim, a Teoria Clássica não é o mesmo que a Escola Clássica de Administração, que abrange também outras teorias.
3- Se Taylor estava mais preocupado com a execução