Teorias 2
A semiótica estuda os fenômenos como se fossem sistemas de significação. Ela é a ciência dos signos ou a ciência geral de todas as linguagens. A linguagem é a comunicação dos seres humanos. Nós conseguimos nos comunicar através da fala, de imagens, gestos, sons, gráficos, do olhar do cheiro do tato e de uma infinidade de coisas.
A semiótica estuda todos os meios que o homem se comunica sendo verbal ou não. A semiótica nos faz compreender a realidade através de todas as formas de comunicação. Segundo o estudioso Décio Pignatari a semiótica nós ajuda a ler o mundo.
Charles Sander Peirce era um cientista, filosofo norte americano e ele é considerado o fundador da moderna semiótica. A Fenomenologia é a ciência que permeia a semiótica de Peirce, e deve ser entendida nesse contexto. Para Peirce, a Fenomenologia é a descrição e anális e das experiências do homem, em todos os momentos da vida. Nesse sentido, o fenômeno é tudo aquilo que é perce bido pelo homem, seja real ou não.
Tendo está base de semiótica e a relacionando com o jornalismo vemos que a noticia produzida pode ser um signo em razão de ser uma comunicação do jornalista com seu publico, visto que ele pode transmitir a matéria através de imagens, da fala ou da escrita.
2) O filme assistido em aula: “Le Ballon Rouge” do diretor Albert Lamorisse conta a história de um menino e seu balão. Como o balão pode ser entendido como um signo, segundo o conteúdo estudado? Definir signo e estabelecer uma relação com o objeto balão, do filme:
Signo é uma coisa que representa outra coisa: seu objeto. Ele também é uma interpretação sobre a realidade representada, tem relação direta com representações mentais e toda a linguagem é composta de signos. Cada signo quer dizer alguma forma física, e pelo significado quer dizer referente exterior. De maneira mais geral, os signos podem ser