Teoria
Turma: FMA
História e Teoria da Arquitetura - 1º Semestre - Março de 2015
Sequência de Fibonacci
É uma regra matemática, que utiliza uma sequência de números inteiros, primeiramente estudada por Leonardo de Pisa Fibonacci. Posteriormente estes números em série ficaram conhecidos como Sequência de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89...) e deles foram extraídos conclusões até então não imagináveis. Esta sequência tem uma forma simples de se entender: O terceiro elemento, é obtido através da soma dos dois números anteriores, ou seja, 1, 1 (1+1) 2, (2+1) 3, (3+2) 5, (5+3) 8, (8+5) 13, (13+8) 21 … continuando em uma sequência infinita. Utilizando-se deste sistema numérico para construir um retângulo com dois números interligados desta sequência, forma-se o chamado Retângulo de Ouro, que é considerado o formato retangular mais belo e apropriado de todos. Construindo este quadrado e desenhando um arco, este padrão começa construir formas, que são denominadas como a Espiral de Fibonacci.
Retângulo de Ouro Espiral de Fibonacci Esta simetria em um primeiro momento parece não ter muito significado, mas na verdade ela está presente construindo a beleza harmônica da natureza.
1. Exemplos:
Na Natureza:
- Girassol: Suas sementes preenchem o miolo dispostas em dois conjuntos de espirais: geralmente, 21 no sentido horário e 34 no anti-horário.
- Pinha: As sementes crescem e se organizam em duas espirais que lembram a de Fibonacci: 8 irradiando no sentido horário e 13 no anti-horário.
Em todo o Universo está presente "o sinal divino" ou a presença de Deus responsável pelo fenômeno simétrico da natureza. Ela é constatada através da Proporção Áurea ou Número de Ouro, proveniente da Sequência de Fibonacci. O número de ouro é retirado das divisões a partir do terceiro número desta sucessão numérica pelos seus antecessores.