Teoria
1 - A narrativa se desenvolve em primeira ou terceira pessoa?
O narrador é de terceira pessoa, portanto, onisciente.
2 - Como se posiciona o narrador diante dos fatos? É um narrador onisciente? Tem uma intencionalidade crítica?
A intenção do narrador é a análise do comportamento humano: vai além das aparências e procura atingir os motivos essenciais da conduta humana, descobrindo, no homem, o egoísmo e a vaidade.
A intencionalidade crítica do narrador não se reflete somente ao ser humano de forma geral. Ele critica, também, a postura do cientista e do extremo cientificismo do final do século XIX. Consequentemente, o narrador termina por criticar a Escola Naturalista.
3 - O desenvolvimento dos fatos (decurso temporal) tem uma sequência cronológica ou o narrador apela para o flashback?
Percebe-se que toda a história se passa no passado, havendo o uso do flashback:
"As crônicas da Vila de Itaguaí dizem que, em tempos remotos, vivera ali um certo médico: o Dr. Sr. Bacamarte."
I - Tempo
É a sequência temporal na qual ocorrem os fatos no texto narrativo; o narrador procura situar os acontecimentos em um determinado tempo no qual se passa a história.
Eis alguns níveis nos quais o narrador pode trabalhar o tempo:
1 - Tempo cronológico
É o tempo que transcorre na ordem natural dos fatos, do começo para o final. Também é chamado tempo linear, pode ser medido em horas, dias, meses, anos, séculos etc.
2 - Tempo psicológico
Essa abordagem do tempo é característica do enredo não linear, aquele em que os acontecimentos são narrados fora da ordem natural. Geralmente, transcorre obedecendo a memória ou a imaginação do narrador ou de uma determinada personagem.
3 - Técnica do flashback
O flashback é uma técnica narrativa que tem por característica o fato de voltar no tempo. Costuma ocorrer quando a personagem deseja lembrar a outra personagem (ou ao leitor) fatos relevantes que ocorreram em um tempo