Teoria
A teoria não diz como agir, mas diz o que acontecerá atuando-se de certa maneira, sendo um guia para coleta de fatos, na busca de novos conhecimentos e que explica a natureza da ciência.
WandaHorta desenvolveu o núcleo central do seu trabalho que constituiu na elaboração de vasta fundamentação teórica para a enfermagem culminando com a elaboração da Teoria nas Necessidades Humanas Básicas. Aintenção de Wanda Horta era de procurar desenvolver uma teoria que pudesse explicar a natureza da enfermagem, definir seu campo de ação específico, sua metodologia científica. Esta teoria foifundamentada nas necessidades humanas básicas conforme descrito na teoria da motivação humana de Maslow, nas leis do equilíbrio, da adaptação e do holismo.
A Teoria das Necessidades Humanas Básicas foidesenvolvida com preocupação com a prática não reflexiva e dicotomizada da enfermagem bem como uma tentativa de unificar o conhecimento científico da enfermagem para proporcionar-lhe autonomia eindependência. Com os trabalhos de Horta, enfatizou-se o planejamento da assistência, na tentativa de tornar autônoma a profissão e de caracterizá-la como ciência, por meio de implementação do Processo deEnfermagem em todo o Brasil. (SILVA; FREIBERGER; VALE; et al, 2011)
TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
Toda a ciência deve determinar seu ente concreto, descrevê-lo, explicá-lo e predizer sobre ele.Na ciência de enfermagem considera-se ente concreto a necessidade humana básica que faz parte de um ser: o ser humano. Como o ser humano não pode ser objeto de nenhuma ciência ôntica, resta aoscientistas determinar os entes que o têm como habitáculo. Assim é o caso específico dos entes da enfermagem, isto é, as necessidades humanas básicas. (HORTA,