Teoria X e Y
A teoria x e a teoria y foram identificadas por Douglas mc gregor ela tinha o sentido de evidenciar como ocorreria a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho.
Mc gregor somente se refere a teoria chamando as de x e de y apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem, e agem de acordo com os pressupostos do chamou de teoria x e que outro grupo se movimenta segundo os pressupostos do que chamou de teoria y.
Esses pressupostos fazem com que as pessoas tentem influenciar os outros, Elas agem como se suas crenças sobre a natureza humana estivessem corretas que fossem verdades absolutas e que não pode ser questionada ou confrontada.
A diferença entre elas se relaciona entre as crenças de cada uma sobre a natureza humana na situação de trabalho.
O texto fala sobre o que cada teoria representa e como isso afeta a vida das pessoas em seu cotidiano mostrando que existem pessoas mais rígidas e outras mais flexíveis.
3) Teoria X
Diz a teoria x “O trabalho é em sim mesmo agradável para a maioria das pessoas”
Ora, se assim for as organizações devem desenvolver praticas e procedimentos, processos e trabalhos que considerem efetivamente a esta realidade. Uma construção lógica comportamental, portanto de negociação de intermediação e de argumento, se da em função daquilo que se acredita.
Na teoria x propugna por praticas organizações que induzam o individuo ao trabalho isto pode ser feito tanto por coação quanto por sedução, ambas com suas diferentes variantes.
As pessoas em sua maioria não são ambiciosas, evita correr riscos, assumir responsabilidade e preferem ser dirigidas elas, competem em organização em desenvolver ambientes condições e cargos tarefas e atividade de processos de trabalho. A criatividade iniciativa não são o forte da maioria das pessoas na resolução dos problemas das organizações “ buscar tarefas estreitas e bem definidas que não possibilitem criatividade e iniciativa já que não acredita