teoria solução
1 - Introdução.
Um fator importante para que uma reação química ocorra é o choque entre as moléculas dos reagentes. Para que esses choques ocorram é necessário que as partículas possuam mobilidade, a qual está relacionada com a natureza dos reagentes.
Como regra geral os reagentes gasosos, por possuírem grande mobilidade, são mais reativos que os líquidos, e estes mais reativos que os sólidos.
Uma das maneiras de facilitar a reação entre reagentes sólidos é dissolve-los num solvente adequado formando uma mistura homogênea, possibilitando assim a mobilidade das partículas reagentes. Esta mistura homogênea apresenta moléculas distribuídas de maneira uniforme por toda a extensão do sistema, ou seja, apresenta a mesma composição. Esta mistura homogênea é denominada de solução e o processo de mistura de dissolução.
A dissolução é um fenômeno complexo que depende da natureza química das substâncias, das interações intermoleculares e das condições físicas.
Para desenvolver uma reação química, entre reagentes em solução, prevendo as quantidades de produtos obtidos, é necessário conhecer as quantidades dos reagentes existentes nas soluções.
As quantidades de reagentes e seu grau de pureza podem ser conhecidos através das unidades de concentração e das análises volumétricas.
2 - Dispersões.
Quando uma substância está disseminada na forma de pequenas partículas em outra substância, origina-se um sistema denominado de dispersão.
Numa dispersão o componente que está em menor quantidade é denominado disperso e o que está em maior quantidade de dispersante ou dispergente. De acordo com o tamanho médio das partículas do disperso, as dispersões podem ser classificadas em:
Obs.: 1 nm = 10--9 m.
As suspensões têm como características principais o tamanho das partículas do disperso acima de 100 nm, podem ser formadas por grandes aglomerados de íons ou moléculas, podem sedimentar-se através de centrífugas comuns e