Formulação e solução de problemas de matemática - teoria e prática
HISTORIA DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CAPÍTULO II – A SEGUNDA REPÚBLICA
CAMILA CESARIO
SÃO PAULO-SP
2013
HISTORIA DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CAPÍTULO II – A SEGUNDA REPÚBLICA
Trabalho apresentado à disciplina ministrada pela professora Madalena Peixoto, para obtenção de nota do curso de graduação em pedagogia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PUC/SP
SÃO PAULO-2013
Historia da Educação: Formação de Professores
Capítulo II A Segunda República
O manifesto dos pioneiros da Educação Nova
A reconstrução educacional no Brasil – ao povo e ao governo No tópico 1, “A reconstrução educacional no Brasil – ao povo e ao governo”, Fernando de Azevedo afirma no manifesto, que a educação é o problema de maior importância e gravidade diante da nação brasileira, pois nenhuma sociedade tem acréscimo de riquezas sem que as aptidões naturais de todos seus sujeitos sejam desenvolvidas.
Por isso, o autor destaca a necessidade imediata de criar um sistema de ensino logrado às necessidades modernas do país, que se combinem tanto na parte técnica quanto na científica, quebrando com o foco literário, já que se considera que este último tem a maioria dos problemas pedagógicos.
Determinar os fins e os meios de todo o processo educativo é outra premissa de grande urgência e, pode ser feito a partir dos problemas escolares atuais os quais ajudam no descobrimento dos processos mais eficazes.
No tópico 2, “Movimento de Renovação Educacional”, no 3, “Diretrizes que se esclarecem”, e no 4, “Reformas e a Reforma”, procura-se explicar a partir dos pressupostos elencados no tópico um, a necessidade de criação do Movimento renovador da educação, formado por um grupo de educadores que