A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS ESPAÇOS SÓCIO OCUPACIONAIS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
O assistente social pode atuar em empresas, órgãos públicos municipais, estaduais ou federais. Nas empresas, o assistente social exerce o seu trabalho elaborando ou implementando projetos, realizando atendimentos aos funcionários, desenvolvendo treinamentos organizacionais e programas com ações preventivas e educativas, sempre pensando no bem-estar do indivíduo. Na área organizacional, o assistente social também atende a comunidade caso a organização esteja envolvida em algum trabalho com este enfoque.
O assistente social também pode exercer a sua atividade de forma autônoma como consultor organizacional. Nos órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, o assistente social elabora projetos que atendam a demanda dos referidos órgãos.
Para exercer a profissão de assistente social é necessário cursar quatro anos de nível superior em Serviço Social e estar devidamente regulamentada no CRESS - Conselho Regional de Serviço Social, órgão que regulamenta a profissão. Lembramos também que a nossa profissão tem até uma data de comemoração: no dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social.
As principais características que um assistente social precisa ter são:
- habilidade de relacionamento interpessoal
- saber ouvir
- manter-se neutro em relação à situação dos indivíduos, sem fazer qualquer julgamento
- equilíbrio emocional
- flexibilidade
- estar sempre atualizado com as tendências do mercado
- conhecimentos da realidade sócio-econômica e política do país
O assistente social trabalha sempre com a visão voltada para o ser social, independentemente da área de atuação, seja em empresas privadas, órgãos públicos municipais, entre outros, buscando atenuar problemas sociais, políticos e