Teoria relações humanas
A Teoria das Relações Humanas nos mostra que o homem em si tem mais necessidades sociais, deseja bons relacionamentos no seu local de trabalho. Constitui a sua principal contribuição para a gestão, e é a partir dessa Teoria que nasce um novo tipo de gestão mais preocupada em conhecer as necessidades individuais e de grupo dos operários e, a procurar a eficiência e a produtividade através da liderança, motivação e comunicação.
A partir da Teoria das Relações Humanas, tem também o conceito de organização informal onde são definidas através dos relacionamentos interpessoais, regras comportamentais, formas de recompensa e sanção social.
Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica de forma muito mecânica. Com os novos estudos o foco mudou e do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como homo social.
Há também o conceito de clima organizacional, onde o clima representa um ambiente psicológico (clima agradável), e a organização que estabelece o comportamento de seus membros.
Começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações para eles.
Teoria das Relações Humanas busca uma forma de motivar e satisfazer o funcionário no seu espaço de trabalho por meio de diversas experiências e teorias, mostra também como a teoria clássica agia sobre os mesmos, apontando os males que pode ocorrer sobre eles.
03
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Teoria das Relações Humanas – Introdução
A Teoria das Relações Humanas ou Escola Humanística da Administração surgiu nos Estados Unidos, conseqüência das conclusões das Experiências de Hawthorne, criada por Elton Mayo e colaboradores. Movimento contra a Teoria Clássica da Administração.
O conflito social é denominado como o germe da destruição da própria sociedade e a cooperação é a chave para evitar estes conflitos.
São os elementos emocionais não planejados e irracionais do