Teoria Recusrsos Humanos
Quando se vê a necessidade de ser contratado um novo funcionário para empresa, pode-se escolher entre vários tipos de seleção.
Por empresas especializadas que serão "responsáveis" pelos testes de aptidão, entrevista para verificar grau de conhecimento e traços de personalidade.
Por oportunidades internas nas empresas, onde a seleção é feita entre os funcionários já contratados.
Por contratação externa feita pela própria empresa, capta-se currículos e a partir daí seleciona-se participantes para entrevistas e testes.
Por indicação de funcionários e empresas parceiras.
Em todas as opções há pontos positivos e negativos, quando a contratação é feita dentro da própria empresa, pode-se gerar conflitos entre a equipe. Quando a contratação é externa, pode-se gerar desmotivação da equipe. E quando a contratação é feita por uma empresa especializada, talvez não seja exatamente o que a empresa procurava.
De qualquer modo, sempre que se decide fazer a contratação de um novo integrante para equipe, tudo deve ser muito bem programado, qual é a função que este funcionário irá desempenhar preço de mercado para função, qualificações necessárias .
No meu ponto de vista a melhor maneira ainda é a oportunidade interna, proporciona crescimento e incentivo aos funcionários e para empresa o processo também é mais rápido e barato e traz vários benefícios:
A empresa já conhece a maneira de trabalho do profissional;
O profissional já sabe coo a empresa funciona;
Evita os custos de uma nova admissão; a empresa já sabe as qualidades e defeitos do funcionário: pontualidade, organização, relacionamento intra pessoal, subordinação, capacidade de resoluções, etc... o treinamento para nova função requer menos tempo, já que o funcionário conhece a empresa e suas regras;
Gera uma disputa saudável entre os funcionários, já que o objetivo é o crescimento a dedicação é maior.
Enfim, cada empresa age de uma maneira diferente e procura meios diferentes para