Metodologia de Pesquisa
SÃO CRISTOVÃO/SE
JANEIRO-2014
ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS OCORRIDAS NO BRASL EM MEADOS DE 2013
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar os reflexos das manifestação que ocorreram em centenas de cidades brasileiras no ano de 2013. Tendo inicialmente como foco a redução da tarifa do transporte público, as manifestações ampliaram-se ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações, deixando perplexas as autoridades de diversas esferas governamentais.
Saídas da internet para as ruas, as manifestações colocaram em dúvida o discurso da mídia de massa; a representação partidária; os gastos abusivos; a corrupção política e a capacidade desses representantes políticos em lidar com veemência e compromisso em relação as demandas sociais postas; a própria gestão dos espaços urbanos e da vida política do país expressando, deste forma, a insatisfação generalizada da sociedade.
2. ACONTECIMENTOS E CENÁRIO
Considerando as multidões que foram às ruas por um Brasil melhor em 2013, impulsionadas pelas redes sociais que deram maior visibidade, alcance e energia às manifestações e também surpreendendo autoridades que ainda atônitas, buscam novos caminhos para a representatividade política, surgem inúmeros questionamentos em relação à estrutura social brasileira posta atualmente.
No Brasil, os investimentos em educação, saúde, moradia e segurança são urgentes e necessários para atender a população. Porém, somente para a realização da Copa de 2014 no país, incluindo os gastos com a construção e reforma de estádios, vias de acesso para o evento e transporte, os custos financiados pelo Governo