Teoria psicossocial de erik erikson
No oitavo estágio é necessário um olhar retrospectivo. A integridade acontece uma vez que o indivíduo olha para trás com orgulho e gratificação, satisfeito por tudo o que viveu até então, com a sensação de que a sua vida teve um sentido. Em contrapartida, o desespero se dá por não ter conseguido uma compreensão da vida e com a consciência de que não existe mais o tempo a seu favor.
No filme “As Invasões Bárbaras”, fica notório o índivíduo passando pelo seu último e oitavo estágio. Quando assistimos Rémy, um professor universitário que está com uma doença terminal, fica explícito todo o seu movimento entre o desespero e a integridade, com questionamentos dele próprio e de seus parentes e amigos mais próximos sobre a sua vida: será que valeu a pena? Considerando, então, a questão da integridade e a opção pela eutanásia, acreditamos que a vertente positiva tenha se sobressaído, uma vez que sentiu-se “pronto” para deixar a vida em um dado momento, aceitando seu passado e o que fez até então.
Rémy, querido por todos, era um amante voraz da vida. Com sede de conhecimento, casos extraconjugais e poucas conquistas financeiras, foi seguido por um certo olhar negativo e desaprovador de seus filhos para com ele.
Se por um lado os seus filhos os desaprovavam, a sua ex-esposa tinha um olhar diferente. É visível o carinho que sentia por ele, e a amizade e respeito que ambos nutriam. Durante o filme, vários encontros com amigos e família aconteciam no quarto de hospital de Rémy, dentre eles, ex-esposa e ex-amantes dividiam conversas e boas lembranças em um clima agradável. A partir deste fato, podemos considerar toda a mudança sociocultural acerca do olhar para com a infidelidade. Segundo